Como criar um plano estratégico para os estudos

Postado em 10/10/2017

Como criar um plano estratégico para os estudos

Para conseguir o que você quer - em qualquer coisa na vida - é necessário que você se programe. Essa programação é feita por meio de objetivos, que vão guiá-lo até o sucesso na escola, faculdade e até trabalho. Confira a seguir 5 dicas para criar um plano estratégico:

1. Ponha seu objetivo no papel

Você vai começar o seu caminho para o sucesso quando definir um objetivo principal para você mesmo (por um, quatro ou mais anos). Seus sonhos devem ser postos em papel para concretizar uma ideia. É necessário definir quais as metas que devem ser cumpridas ao longo do trajeto para auxiliar a alcançar o seu objetivo.

2. Escolha metas

As metas servem para identificar o que precisa ser feito para conseguir cumprir a sua missão. Sempre existirão problemas em seu percurso, mas o importante é criar uma maneira de se proteger desses problemas – isso permite que você tenha mais tempo para fazer as suas tarefas.

3. Analise cada objetivo

Analise bem as metas estabelecidas e veja o que pode interferir no processo para conquistar esse objetivo. Sempre pense em uma maneira de conseguir contornar os problemas e se manter no caminho. Seja realista ao examinar a sua rotina e seus planos.

4. Crie objetivos

Os objetivos vão auxiliar para que você chegue ao sucesso. É por meio deles que você vai começar o caminho e continuar nele. Seus objetivos precisam ser criados a partir de sua rotina, que deve ter metas para melhorar o aproveitamento de suas horas de cada dia.

5. Avalie o seu progresso

É difícil definir uma boa estratégia na primeira tentativa. Ela vai se aprimorando conforme o que vai acontecendo ao longo do caminho. De acordo com seus objetivos é possível traçar um plano estratégico para ver se está alcançando suas metas.

 

Fonte: Universia Brasil

 

Outras Notícias

 

A Importância das Atividades Lúdicas na Educação Infantil
Postado em 16/01/2018

Autora: Angela Cristina Munhoz Maluf

Estudos e pesquisas têm comprovado a importância das atividades lúdicas, no desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças, proporcionando condições adequadas ao seu dese...
leia mais »

Convide a turma para organizar um diário
Postado em 09/01/2018

A atividade permanente faz com que todos se dediquem com frequência à produção de texto

Já fazia um tempo que Simone Salermo, professora da Escola Sesi Petrópolis, em Petrópolis, a 72 quilômetros do Rio de Janeiro, observava uma febr...
leia mais »

O silêncio é sinônimo de aprendizado em sala de aula?
Postado em 02/01/2018

A ideia que temos de um bom professor é a daquele que faz com que a turma se silencie, ou seja, onde não se houve um ruído sequer durante a aula.

Quando uma classe é muito barulhenta, logo se imagina que seu professor seja permissivo e sem autoridade. Est&aac...
leia mais »