O silêncio é sinônimo de aprendizado em sala de aula?

Postado em 02/01/2018

O silêncio é sinônimo de aprendizado em sala de aula?

A ideia que temos de um bom professor é a daquele que faz com que a turma se silencie, ou seja, onde não se houve um ruído sequer durante a aula.

Quando uma classe é muito barulhenta, logo se imagina que seu professor seja permissivo e sem autoridade. Está na hora de revermos os conceitos acerca da escola e do que seja um bom professor.

O intuito aqui não é expor que a conversa durante as aulas não signifique dispersão, onde os alunos demonstram oposição ao que lhes é proposto, como tarefa, e enfrentam a autoridade do professor. Com certeza este é um dos principais problemas em sala de aula, mas não quer dizer que ele precisa ser tratado de maneira severa (punição). Quando o professor decide por castigar a turma, ele renuncia qualquer forma de liderança dentro da sala de aula e acaba por dificultar a formação de um clima propício à aprendizagem.

Por outro lado, uma classe que se comporta com total rigidez, com disciplina militar, não pode ser tomada como modelo a ser alcançado a qualquer custo. O aluno não pode ser encarado como sendo somente um mero ouvinte no processo de aprendizagem, o conhecimento vai muito além: requer uma troca de ideias, debates, trabalho cooperativo por parte do aluno. Exemplos deste tipo de atividade: sessões planejadas de trabalho em grupo, exposições orais dos alunos para o restante da turma, enfim, situações que permitem aos alunos organizarem suas ideias e compará-las às dos colegas.

Todos estes procedimentos podem ocorrer sem que para isso o professor tenha que perder a autoridade da classe a cada aula, ele pode aproveitar a oportunidade e adquirir uma postura de pesquisador, colhendo dados sobre as ideias dos alunos e fazendo perguntas para testar a eficiência do que foi ensinado.

Outras Notícias

 

A Importância das Atividades Lúdicas na Educação Infantil
Postado em 16/01/2018

Autora: Angela Cristina Munhoz Maluf

Estudos e pesquisas têm comprovado a importância das atividades lúdicas, no desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças, proporcionando condições adequadas ao seu dese...
leia mais »

Convide a turma para organizar um diário
Postado em 09/01/2018

A atividade permanente faz com que todos se dediquem com frequência à produção de texto

Já fazia um tempo que Simone Salermo, professora da Escola Sesi Petrópolis, em Petrópolis, a 72 quilômetros do Rio de Janeiro, observava uma febr...
leia mais »

4 passos para um diálogo efetivo com os filhos
Postado em 26/12/2017

O que seus avós desejavam para os filhos há 50 anos? Esta foi a pergunta que o psicólogo e psicanalista Luiz Alberto Conti levantou para uma plateia de pais e mães aqui na Editora Abril, em São Paulo. As mais diversas respostas surgiram: que os filhos casassem, ...
leia mais »