Uma aula multimídia

Postado em 25/07/2017

Uma aula multimídia

Como o iBooks 2 vai mudar a relação das escolas e dos professores com a tecnologia?

O tablet é a bola da vez quando o assunto é tecnologia e educação. Para ajudar na sua disseminação em escolas, a Apple lançou no início de janeiro o iBooks 2, que tem como foco a criação de livros didáticos para o iPad. "A Apple colocou na mão dos professores a habilidade de criar material multimídia", disse Cristiana Assumpção, coordenadora de tecnologia do Colégio Bandeirantes, em São Paulo, e a única brasileira a assinar um estudo da Unesco sobre o uso da tecnologia na educação. "Isso vai ajudar na adoção do tablet na sala de aula." Acompanhe os principais trechos da entrevista. 

O que muda na educação com a chegada do iBooks 2? 
A Apple colocou na mão dos professores a habilidade de criar material multimídia para o iPad. E o que é melhor: de forma intuitiva. Isso democratiza a autoria, e também agiliza e facilita a adoção do tablet na sala de aula. Podemos pensar em projetos onde os alunos também criam material. 

Já se falou que o computador, o laptop e o netbook revolucionariam a educação. O tablet é a bola da vez. Por quê? 
Há dois anos, perguntei a um professor americano por que a Califórnia tinha adotado o iPad nas escolas. Ele disse: "O aluno está com o tablet na mesa, não fica escondido atrás da tela. Eu sei se ele está fazendo a tarefa ou não". O tablet é intuitivo, não vai fazer você perder seu tempo ensinando os alunos a usá-lo. Você vai poder se dedicar à aula, para passar o conteúdo. 

Como o Colégio Bandeirantes está se preparando para adotar os tablets? 
Este ano vamos começar com os tablets nas aulas e criamos um grupo de professores para avaliar os resultados de perto. Um iPad pode distrair muito se não houver uma proposta pedagógica sólida para usá-lo na aula. 

O gargalo no uso da tecnologia na educação ainda é o professor? 
A tecnologia não vai fazer diferença se os professores não souberem o que fazer com ela. A escola vai ter de se reestruturar.

Outras Notícias

 

A Importância das Atividades Lúdicas na Educação Infantil
Postado em 16/01/2018

Autora: Angela Cristina Munhoz Maluf

Estudos e pesquisas têm comprovado a importância das atividades lúdicas, no desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças, proporcionando condições adequadas ao seu dese...
leia mais »

Convide a turma para organizar um diário
Postado em 09/01/2018

A atividade permanente faz com que todos se dediquem com frequência à produção de texto

Já fazia um tempo que Simone Salermo, professora da Escola Sesi Petrópolis, em Petrópolis, a 72 quilômetros do Rio de Janeiro, observava uma febr...
leia mais »

O silêncio é sinônimo de aprendizado em sala de aula?
Postado em 02/01/2018

A ideia que temos de um bom professor é a daquele que faz com que a turma se silencie, ou seja, onde não se houve um ruído sequer durante a aula.

Quando uma classe é muito barulhenta, logo se imagina que seu professor seja permissivo e sem autoridade. Est&aac...
leia mais »