Do 1° ao 3° ano

Etapa final da educação básica onde o jovem é preparado para a entrada no ensino superior. Com duração de três anos (no mínimo), o ensino médio estabelece e aprofunda os conhecimentos adquiridos durante o ensino fundamental. Além disso, prepara o aluno para o exercício da cidadania e para o mercado de trabalho.

Nessa fase escolar, em cada disciplina são ministradas aulas teóricas e práticas com o objetivo de desenvolver a autonomia intelectual do aluno e consequentemente o seu pensamento crítico. Filosofia, Sociologia e Língua Estrangeira como inglês e espanhol, por exemplo, são matérias obrigatórias durante o ensino médio.

Importante: As escolas de educação profissional, científica e tecnológica também fazem parte do ensino médio.